Dor torácica na emergência: posso liberar?

O Score HEART avalia o risco de eventos cardiovasculares em 6 semanas após a apresentação de dor torácica aguda.

Uma pontuação de 0 a 3 permite identificar 35% a 46% dos pacientes com baixo risco, demonstrando alta sensibilidade e valor preditivo negativo. Pacientes com pontuação de 7 a 10 apresentam alto risco e uma taxa de eventos superior a 50% em 6 semanas!

Pacientes com pontuação ≤ 3 + troponina negativa + ECG sem alteração isquêmica e ausência de antecedentes de doença arterial coronariana (DAC) podem ser liberados do serviço de emergência para reavaliação ambulatorial.

Lembretes:
– É validado para pacientes com 21 anos ou mais e história clínica sugestiva de Síndrome Coronariana Aguda (SCA) em setores de urgência/emergência;
– Não deve ser usado nas seguintes situações: SCA confirmada ou alta suspeição; pacientes instáveis clinicamente; alterações recentes no eletrocardiograma; expectativa de vida menor que um ano; causas não cardíacas que necessitem de internação.

Fontes:
– Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem Supradesnível do Segmento ST–2021. Rio de Janeiro: Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2021.
– Brady W, de Souza K. The HEART score: A guide to its application in the emergency department. Turk J Emerg Med. 2018 Jun 14;18(2):47-51

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *